O truque inteligente de cintilografia ossea que ninguém é Discutindo



A duraçãeste da aquisiçãeste DE imagens é por 30 MOMENTOS, não é necessário que este paciente faça jejum e nãeste é necessária a suspensão do uso por medicamentos. Após a injeçãeste do radiofármaco, é necessário aguarda por 2 a 4 horas de modo a qual haja absorçãeste óssea do material, nesse período é recomendado de que o paciente se hidrate bem para eliminar o resto do radiofármaco de que não se localizou nos ossos.

Por vezes, as cfoilulas cancerosas rompem este tumor original e viajam pelo corpo, e migram de modo a outras partes do corpo, contendo os ossos. Isso É possibilitado a acontecer atravé especialmentes do sistema linfático ou sanguíneo. O nome dessa migração é metástase.

O osso é o local Ainda mais comum do câncer do mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos Muito mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braçeste. Quem tem câncer do mama secundário pelo osso Pode vir a ter multiplos sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem demasiado bem e os sintomas podem possibilitar ser controlados, portanto a importância de executar os exames como a cintilografia óssea de modo a investigaçãeste e estadiamento.

Exatamente a radiação a ser baixa, mulheres gravidas, com suspeita do gravidez ou amamentando nãeste devem fazer a cintilografia. No resultado entregue ao paciente de modo a ser levado ao especialista qual solicitou o exame é apontado onde estãeste ESTES possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar o procedimento.

Será injetado na veia do paciente 1 radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestão de muito liquido, devendo aguardar do 3 à 5 horas de modo a este incio da aquisiçãeste DE imagens.

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA De modo a GUIAR A RETIRADA Do IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Género II-III D M A Fraturas Género IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. ESPÉCIES do fraturas fragmentos, tua fixaçãeste permanecequedavel por té especialmentecnica atraumática e mobilização articular precoce (). A reduçãeste anatômica Destes fragmentos É possibilitado a trazer alguns inconvenientes, tais como seqüela vascular e dificuldade de movimentação da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (nove). Em termos biomecânicos, ESTES mfoitodos por fixação biológicos são suficientemente fixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso capacidade do suportar ministério isento impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente o mfoitodo por eleição para este procedimento das fraturas diafisárias do fêmur (,), pois os fragmentos são fixados de modo Ainda mais fisiológico, ou mesmo que, confere maior estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua própria vascularizaçãeste, com eliminar o hematoma da fratura, o de que promove a formação Muito mais precoce do calo ósseo. Blogar é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade de captaçãeste do traçador nos pacientes submetidos a este nosso Genero do terapia (tabela ). Mal 6,7% dos pacientes submetidos à fixação usando HIB apresentaram aumento moderado da remodelação óssea no local da fratura e os demais, exclusivamente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau de mobilidade, que leva à hipertrofia o calo ósseo (), o que pode ser a explicação para este aumento por captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelaçãeste foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes usando HIB foram Muito mais discretas e ocorreram em um menor número de pacientes em comparação utilizando ESTES submetidos à PP, indicando qual o calo ósseo no primeiro método de fixaçãeste estava sofrendo menor movimentaçãeste de que não a de compressão, permitindo, por isso, óptima consolidaçãeste do local da fratura (gráfico ).

A graduação foi feita atravé especialmentes da comparaçãeste usando o lado oposto, a ser a captaçãeste considerada discreta quando somente ligeiramente maior que a do lado oposto e Nesse caso sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes usando seguimento maior do que 3 anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. Os demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material do síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas com este grau do captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes de que analisaram a morfologia e a MANEIRAçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em seis pacientes usando HIB, as fases por fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral continuou nãeste fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada pelo local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em 1 (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste usando PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase do equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em um (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes usando PP, utilizando discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em 1 (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelaçãeste óssea em 1 (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação do HIB há mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, com fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Para fazer este exame é injetado na veia do paciente um material radioativo, ao absorver esse radiofármaco o organismo emite radiaçãeste qual é detectada por uma câmera que transmite as imagens para a tela do pc. Nãeste há riscos posteriores à realizaçãeste da cintilografia óssea.

Em quatro pacientes (dois usando HIB e 2 utilizando PP) este material do fixaçãeste foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes utilizando HIB (n ESTES e seis) a TC evidenciou formação por calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou somente discreta remodelaçãeste óssea pelo local da fratura (figura ). Nos dois pacientes tratados usando PP a TC mostrou formação de um calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos 2 MODELOS do material do síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur são, geralmente, secundárias a traumatismos de Colossal vigor (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliação cintilográVive dessas fraturas é rara na literatura (6,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes de modo a avaliação e seguimento desses pacientes, tais tais como a vascularizaçãeste e remodelaçãeste óssea do local da fratura (oito). Este terapia proposto através AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a reduçãeste anatômica dos 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março,

Caso seu mé especialmentedico (a) possua solicitado ou se o médico nuclear do CERMEN fonte importante dar necessário, no momento da injeçãeste será realizada a análise por fluxo sanguíneo, usando obtenção por imagens de que durarão cerca de 5 minutos.

Lembre-se: este exame é contra-Adequado em mulheres gestantes ou em amamentaçãeste. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentação e este contato íntimo com a criança por no mínimo 24 horas após o exame.

Sim. Os riscos sãeste mínimos e relacionados exclusivamente a probabilidade por reaçãeste adversa a medicamentos (incluindo reaçãeste alfoirgica), sendo o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste Muito mais verificada, nãeste se observando nenhuma reação grave de que necessite de hospitalizaçãeste ou qual cause sequela de modo a saúde.

Download "Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Cintilografia é este nome gené especialmenterico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade por medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, que é o principal fenômeno no processo de formação da imagem, a partir da radiaçãeste emitida pelo órgãeste de que está a ser examinado. Para de que os variados órgãos do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário executar utilizando qual ESTES materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos qual apresentam afinidade conterraneo ou qual esses elementos estejam ligados a substâncias qual tem afinidade por esses órgãESTES.

A cintilografia óssea é utilizada de modo a fazer diagnósticos do doenças ósseas e de modo a analisar a gravidade dessas doenças.

O nível por radiação injetada pelo paciente é mínimo e não proporciona nenhum dano. A cintilografia óssea pode ser realizada em hospitais ou em laboratórios por imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *